Inimigos da Razão é um documentário de Richard Dawkins que pode ser considerado uma continuação ao seu documentário A Raiz de Todo Mal. Neste documentário, entretanto, dr. Dawkins não está focado em desmascarar as farças das religiões, mas sim nas crenças irracionais e pseudo-ciências que desafiam o conhecimento científico.

O documentário é dividido em duas partes, sendo a primeira Escravos da Superstição – Slaves Of Superstition. Este, como o título diz, foca nas superstições e toda tipo de concepção sem embasamento científico. Para citar algumas coisas que ele desmascara: falsos sensitivos, ecolocalizadores, dowsers, etc.

Na segunda parte, Serviço Irracional de Saúde – Irrational Health Service, ele aborda algumas das técnicas de medicina alternativa, como por exemplo a homeopatia e, novamente, baseado em evidências científicas, ele mostra o quão irracional são algumas dessas técnicas. Esse, por sinal, tem umas passagens muito interessantes, como por exemplo uma na qual uma mulher tenta ludibriar Dawkins a respeito de uma característica do DNA.

Embora o Inimigos da Razão não seja tão provocador como o documentário anterior, ele está cheio de cenas muito legais, algumas inclusive que beiram o hilário – como a cena da “medium” tentando reativar a terceira hélice do DNA de Dawkins – então, recomendo seriamente.  Infelizmente o documentário também não está disponível no Brasil, o que, de certa forma atesta o nível cultural do país, já que as buscas por este documentário só relevam DVDs do Inimigos da HP … De qualquer maneira, você encontra o DVD na Amazon ou, em pior qualidade, no YouTube.

Deixe um comentário