22 Sep 2015 10:34 pm

Primeiro PC

História

Ganhei “meu” primeiro micro lá por volta de 1995. Coloquei o meu entre aspas, porque, teoricamente, o micro era meu e do meu irmão. Mas, na verdade, eu praticamente monopolizava o brinquedo. No início a máquina só era usada para jogar:

De qualquer forma, não passou muito tempo até que eu decidisse fuçar na máquina e procurar saber como funcionava.

Nessa época eu tava no finalzinho do curso de inglês no Fisk e, se me lembro bem, foi numa loja de livros do lado da escola que eu acabei cruzando com um mini-livro de Visual Basic. Juntei uma graninha, provavelmente a mesada ou o que sobrava do dinheiro do ônibus e acabei comprando o livro. O livro vinha com uma versão trial do Visual Basic da época, que deveria ser algo como o VB 4.0.

Tempos depois, acabei tendo acesso ao Visual Basic 5.0 (segundo a Wikipedia, lá por 1997), através de um alemão que gravava CDs^H^H^H^H^H^H^H^H^H^Htinha versões trial perfeitamente legais dos softwares. Serviu pra brincar por um certo tempo, porém sem muito entusiasmo.

Por fim, logo antes de entrar no curso técnico, através da saudosa Revista do CD-ROM, conheci o Conectiva Linux (provavelmente a versão Guarani). Depois de apanhar bastante, consegui instalar o Linux no meu micro. Infelizmente, o máximo que conseguia fazer era listar os arquivos e mudar de diretório.

O micro acabou vendido para uma vizinha, por volta de 1998.

Hardware

  • CPU: Intel Pentium 133 Mhz
  • RAM: 16 Mb
  • HD: 1.2 Gb
  • OS: Windows 95 e, posteriormente, Conectiva Linux
  • Hostname: não tinha nem modem, quiçá hostname.
  • Outros: tinha um monitor 14″ com resolução de incríveis 800 x 600 pixels (se eu me lembro bem)

Comments are closed.