26 Sep 2015 12:40 am

Segundo PC: Marte

História

Meus pais compraram esse micro pra mim quando eu fui estudar em Curitiba, em 1999, e fazer a suplência processamento de dados. Embora fosse um micro modesto, foi um upgrade considerável em relação ao micro anterior. Também foi a primeira vez que eu tive um micro AMD, já que ele usava o saudoso (#sqn) AMD K6-2 350. Aliás, trazer esses micros baseados em K6-2, com placas-mãe PCChips (com tudo onboard, incluindo os odiados winmodems) era o ganha pão de muitos muambeiros no final dos anos 90 e comecinho da primeira década de 2000. Se não me falha a memória, a placa-mãe PCChips dessa máquina tinha o famigerado chipset SIS 530.

De começo, acabei não usando muito esse micro pois meus pais acabaram precisando de um micro para o escritório e resolveram pegar esse pra essa função. Em troca, me deram um micro consideravelmente melhor – que pra eles não teria muita utilidade. Tempos depois, quando mudei a faculdade de Curitiba pra Mafra, acabei pegando esse micro de volta e ficou como um micro secundário para estudos.

Essa segunda fase da máquina ficou marcada em minha memória porque a máquina tinha um hardware que era um saco de fazer funcionar no Linux. A máquina tinha um Winmodem que era particularmente horrível de fazer funcionar no Linux e que eu só conseguia fazer funcionar em algumas poucas distribuições.

Pelo pouco que me lembro, a máquina morreu com muita dor e sofrimento por volta de junho de 2002. Provavelmente com algum problema na placa-mãe ou coisa do tipo. As poucas peças que sobraram desse micro acabaram sendo reaproveitadas em outros máquinas. Em particular, o gabinete dele ainda estava sendo usado pela minha família até uns 3 anos atrás até ser vendido.

Hardware

  • CPU: AMD K6-2 350 Mhz
  • RAM: inicialmente 32 Mb, depois teve um upgrade pra 96Mb.
  • HD: inicialmente 3.2, e depois 6.4 Gb
  • OS: inicialmente Windows 98, posteriormente rodou algumas distribuições Linux (provavelmente foi o único micro onde eu rodei Slackware Linux). Foi onde eu instalei FreeBSD pela primeira vez.
  • Resolução Gráfica: 1024 x 768 pixels em um monitor 15″
  • Hostname: Marte

Comments are closed.