Continuando o assunto do post anterior, hoje eu consegui fazer alguns ajustes na configuração do FreeType que tornaram possível utilizar não apenas a fonte Consolas, mas também uma série de fontes “pixel-based” (como as ProggyFonts). Para isso é preciso ter uma versão recente do FreeType2 compilado com suporte a BCI, Byte Code Interpreter. No caso do Gentoo basta habilitar a USE Flag “bindist” e recompilar o pacote freetype.

Fontes como Consolas ou ProggyFonts não ficam bem com auto-hinter embutido na FreeType, sendo necessário desabilita-lo para que a BCI seja utilizada. É possível fazer isso editando o arquivo /etc/fonts/local.conf ou ~/.fonts.conf e desabilitando o auto-hinting e deixando o hinting habilitado:

<edit mode="assign" name="hinting" >
<bool>true</bool>
</edit>
<edit mode="assign" name="autohint" >
<bool>false</bool>
</edit>

Isso, por si só, já torna possível usar fontes com a Consolas sem que elas fiquem borradas ou escuras demais. Aqueles que quiserem explorar um pouco mais as configurações de fontes do FreeType, podem começar por aqui.

4 comments on “Fontes para Programação II

  • Lorn

    Opa, Angus tudo em? ( duvida 1, seu nick tem alguma coisa a ver com aquele livro angus e talz? hehe 😉 )
    Aproveitando seu post de fontes e sua especialidae em gentoo, porque quando eu uso o pacote compilado do firefox no slackware fica umas fontes bonitinhas e quando eu compilo o firefox no gentoo, ficam umas fontes feias?
    é alguma fonte que está faltando? existe algum pacote de fontes recomendadas tipo, “instale x1 x2 x3 que são as melhores/mais normais fontes” ??
    Obrigado.

  • angusyoung

    Olá Lorn,

    meu nick originou-se do guitarrista Angus McKinnon Young, http://en.wikipedia.org/wiki/Angus_Young, do grupo australiano AC/DC.
    Com relação as fontes do firefox no Gentoo, eu recomendaria verificar o seguinte:
    1) Se o seu firefox está compilado com a USE Flag moznoft desabilitada (caso seu firefox seja < 1.5 2) Se você tem os seguintes pacotes instalados: media-fonts/corefonts media-fonts/ttf-bitstream-vera No pacote corefonts, se me lembro bem vêm: Arial, Times New Roman, Courier e outras. 3) É interessante, também, verificar a configuração das fontes no próprio firefox. Mais especificamente em: Edit -> Preferences -> Content -> Fonts & Colors.
    No meu caso, a fonte padrão é Bitstream Vera Sans.

    Espero que lhe ajude, abraço

  • Lorn

    Valeu Angus, deu certo, agora o firefox tá mais bonitinho 😉

Deixe uma resposta