A Raiz de Todo Mal (The Root of All Evil?) é um documentário, dividido em duas partes A Ilusão de Deus e O Vírus da Fé, feito pela BBC e apresentado pelo biólogo e escritor Richard Dawkins que explora as influências negativas das religiões na sociedade moderna.

A primeira parte do documentário aborda as questões por trás da crença irracional e sem evidências de que há um ser superior, onipotente e onipresente, criador de todas as coisas. Entrevistando autoridades de diversas religiões Dawkins explora a história, conceitos e razões por trás das grandes religiões e a forma como elas são completamente nocivas a ciência e a humanidade como um todo.

Na segunda parte, O Vírus da Fé, Dawkins analisa como as religiões exploram a fragilidade intelectual das crianças visando perpetuar as suas crenças, costumes, etc. Ele mostra, também, como algumas igrejas utilizam do medo como ferramenta de controle e persuação de seus seguidores. Dawkins termina mostrando que os conceitos de moral e bem comum são inerentes ao ser humano, quebrando o paradigma de que a as igrejas afloram o lado bom do ser humano.

Enfim, independente de você ter uma religião ou não é um título que eu recomendo completamente. Tanto pela dose de questionamento que o documentário joga para o expectador quanto pelo conjunto da obra (assunto, qualidade, entrevistas, etc).

Aonde conseguir? Bom, numa rápida procura pelos sites brasileiros eu não consegui encontrar o DVD para venda. A Amazon.com tem o título no catálogo, mas não em estoque. Como não podia deixar de ser, o youtube tem o documentário, embora numa qualidade sofrível.

A Ilusão de Deus:

O Vírus da Fé:

6 comments on “A Raiz de Todo Mal

  • […] A Raiz de Todo Mal (The Root of All Evil?) é um documentário, dividido em duas partes, A Ilusão de Deus e O Virus da Fé, feito pela BBC e apresentado pelo biólogo e escritor Richard Dawkins que explora as influências negativas das religiões na sociedade moderna. Se você se interessa pelo assunto, eu fiz um review aqui. […]

  • Otavio Rodolfo via Rec6

    A Raiz de Todo Mal…

    A Raiz de Todo Mal (The Root of All Evil?) é um documentário, dividido em duas partes A Ilusão de Deus e O Virus da Fé, feito pela BBC e apresentado pelo biólogo e escritor Richard Dawkins que explora as influências negativas das religiões na …..

  • […] um documentário de Richard Dawkins que pode ser considerado uma continuação ao seu documentário A Raiz de Todo Mal. Neste documentário, entretanto, dr. Dawkins não está focado em desmascarar as farças das […]

  • […] negativas das religiões na sociedade moderna. Eu tinha publicado, originalmente, em meu blog e agora compartilho com […]

  • […] um documentário de Richard Dawkins que pode ser considerado uma continuação ao seu documentário A Raiz de Todo Mal. Neste documentário, entretanto, dr. Dawkins não está focado em desmascarar as farças das […]

  • Anônimo

    É impressionante como nos dias de hoje ainda tentem nos ensinar que nosso planeta tema apenas poucos mais de seis mil anos. São ” ensinamentos ” que colidem com os mais elementares princípios científicos. Não é à toa que agora querem ensinar o catecismo a crianças de dois anos de idade. É que com cinco ou seis já fazem questionamentos perturbadores nas aulas de religião. Por falar nisso, aulas de religião são 99 % parecidas com aulas de mitologia, e querem que acreditemos que aquilo é verdade. Alguns dos trabalhos de Hércules são mais verossímeis do que algumas passagens bíblicas.

Deixe um comentário