Eu sou um adepto confesso do Mac OS X e do Linux. Estes dois são, disparadamente, meus sistemas preferidos. Nutro, também uma grande estima pelo FreeBSDs, o qual usei por bastante tempo.

No meu dia a dia eu preciso usar diversos sistemas operacionais, variando desde o Linux, passando pelos caríssimos Unixes, até o mais comum deles: o Microsoft Windows. De todos estes eu considero o Windows um caso a parte, não por ele ser “melhor” ou “pior” que sistema A ou B, já que isto por si só tende a ser muito subjetivo, mas sim pelo grau de esforço necessário até que ele esteja pronto para o meu uso.  Não se engane, entretanto, pensando que eu me irrito ou me frusto com isso, muito pelo contrário: ruim seria se ele não me permitisse configura-lo. Então, este post é sobre dicas de alguns programas para Windows que eu gosto e que eu acho que vale a pena compartilhar:

Console: este aplicativo open source é uma versão melhorada do prompt de comando do Windows. Suporta tabs, transparência, inicializações em shells diferentes (ex: cygwin). De todos os programas listados aqui, este é o meu favorito.

Console alternativo para Windows

Notepad++: é um poderoso editor de textos, também com suporte a tabs, realce de sintaxe, regex, plugins e tudo mais que se espera de um bom editor de textos. E, o melhor de tudo: é open source.

WinSCP: é um cliente de FTP, SFTP e SCP, tem a possibilidade de salvar sessões, configurar editores para edição remota de arquivos (incluindo o Notepad++), configuração de bookmarks e muito mais. Ah, e também é software livre 🙂

TortoiseSVN: uma extensão gráfica ao explorer/shell que permite trabalhar com o subversion. É software livre assim como os outros citados acima.

ProxySwitcher: se você precisa ficar trocando de servidores proxy com frequência, este freeware vai ajudar a gerenciar isso. Ela troca a configuração de proxy de todo o sistema, deste jeito, quando você muda de uma rede para outra, não precisa re-configurar na mão.

Teria muitos outros pra citar, como o Cygwin, Mozilla Firefox, Putty e o Freemind. Mas de todos, os 5 acima são indispensáveis.

6 comments on “5 valiosos programas pra Windows

Deixe um comentário