Introdução

O Apache Camel é um framework Java para desenvolvimento regras de mediação e roteamento baseado nos padrões de integração de sistemas. O Apache Camel é um software livre, disponibilizado sob a licença Apache License 2.0. Ele é desenvolvido pela comunidade de desenvolvedores do Apache Camel, suportados pela Fundação de Software Apache (Apache Software Foundation - ASF).

Apesar de ser um projeto bastante maduro, uma vez que sua primeira versão foi lançada em 17 de Junho de 2007, o projeto continua sendo um dos maiores e mais ativos dos projetos suportados pela fundação Apache.

Usando o Camel, é possível criar rotas que descrevem como interligar sistemas, aplicar padrões de integração corporativa (EIPs) para troca e mediação de trocas de dados e filtrar e transformar os dados em trânsito. Isso permite resolver problemas como “como fazer com que os dados sejam movidos para o sistema A ou sistema B baseado no conteúdo que está sendo transportado” ou “como combinar diferentes pedaços de dados e envia-los de uma só vez para uma API REST”. O Camel oferece ferramentas para que problemas como esse sejam resolvidos de maneira simples, reutilizável e performática.